IRED BLOG

Conteúdo exclusivo, novidades, informações

Você sabia que espelhos podem atrapalhar o sinal do Wi-Fi?

Você sabia que espelhos podem atrapalhar o sinal do Wi-Fi?

Muitas vezes o sinal da Internet parece estar mais baixo ou chegando em menos cômodos da casa que o comum? Para ter sempre a maior velocidade, o ideal seria conectar os computadores e as TVs sempre via cabo.

Porém, sabemos que há outros dispositivos, como celulares e tablets, que necessitam da rede via Wi-fi, e acabam sendo prejudicados com o sinal mais fraco. O foco desse tipo de problema pode estar em alguns objetos que temos dentro de casa e que quase ninguém imagina que podem atrapalhar a difusão do Wi-Fi.

Espelho: o grande vilão

É muito comum, por exemplo, que pessoas optem pelos espelhos para levar um toque de decoração a mais para a sala ou até mesmo criar a impressão de que o espaço é maior. Apesar de serem lindos e funcionais, eles também podem se tornar um vilão caso o seu roteador também esteja na sala.

Os espelhos são feitos, basicamente, de vidro e metal, o que causa uma interferência na difusão das ondas eletromagnéticas, diminuindo, assim, a qualidade da rede e a área de cobertura. Quanto maior o tamanho do objeto, maior é a chance dele interferir no sinal Wi-fi.

No entanto, não é todo espelho em qualquer cômodo que irá atrapalhar. Para começar, é importante que não haja nenhum de frente para o roteador, pois isso faz com que o sinal bata nele e volte, bloqueando a sua propagação pelo ambiente. 

Outro fator que interfere na difusão da Internet é a quantidade. Se houver muitos espelhos espalhados por perto do roteador, as ondas eletromagnéticas não irão conseguir se dissipar, e, consequentemente, não chegarão aos dispositivos.

Como solucionar?

- Se houver um espelho de frente para o roteador, o recomendado é trocar a decoração de lugar;

- Caso o número de espelhos for muito grande na sala, é melhor tirar alguns do cômodo;

- Se for o caso de espelhos que não podem ser movidos, como modelos fixos ou muito grandes, o ideal é trocar o roteador de cômodo;

- O mercado já oferece roteadores Wifi com Tecnologia mesh, por exemplo o Tplink Deco M5;