IRED BLOG

Conteúdo exclusivo, novidades, informações

Pagamento por aproximação: recomendações para sua segurança

Pagamento por aproximação: recomendações para sua segurança

É normal que as pessoas se questionem se o pagamento por aproximação é realmente seguro. Para ajudar a esclarecer essa dúvida, separamos algumas vantagens do método:

 A opção evita que o dinheiro em espécie seja roubado.

  • A transação gera uma criptografia que protege os dados do cartão utilizado.
  • Existe um limite de até R$ 200 por operação, sendo que, em alguns casos, essa quantia pode ser menor. Então, caso você perca seu cartão, ou ele seja roubado, só poderá ser gasto esse determinado valor. 
  • O sistema não permite a duplicidade de pagamento. Por isso, mesmo que o cartão seja aproximado por duas vezes, na segunda tentativa, a transação não será concluída. 
  • Você pode desabilitar a qualquer momento o pagamento por aproximação. Basta entrar no aplicativo do seu cartão e acessar o menu de configurações. Caso seja necessário, entre em contato com seu banco.
  • Também é possível limitar o número de operações consecutivas sem senha. A mudança diminui os prejuízos em caso de perda ou roubo do cartão.

Proteja-se de fraudes

Para que você garanta os benefícios do método, é necessário que alguns cuidados sejam tomados e a atenção redobrada! O pagamento pode ser feito em uma distância de até 4 cm, por isso, é sempre bom conferir o valor da transação antes de aproximar o cartão na tela da maquininha

Os aplicativos de cartão estão aí para te ajudar! Neles, você pode conferir as compras que realizou para ver se as transações realmente foram feitas por você. Outra opção é ativar as notificações do app para que surja um aviso sempre que uma nova compra seja realizada.

Além disso, não esqueça que seu cartão pode ser usado por qualquer pessoa. Por isso, tome cuidado com o lugar em que o deixa e evite emprestá-lo. 

Essas atitudes fazem com que fraudes sejam rapidamente identificadas. E, se for o caso, o bloqueio do seu cartão poderá ser feito antes que perdas maiores aconteçam.