IRED BLOG

Conteúdo exclusivo, novidades, informações

O que é Metaverso?

O que é Metaverso?

A palavra “Metaverso” ficou muito popular recentemente, após a mudança de nome da empresa Facebook Inc. para Meta em 2021. O dono da companhia, Mark Zuckerberg, explicou que essa mudança aconteceu pois, desde sempre, o foco da empresa é utilizar a tecnologia para conectar as pessoas. E o Metaverso é isso, só que totalmente digital e online.

Apesar da palavra ter se popularizado agora, o termo existe desde de 1992, pensado pelo escritor Neal Stephenson em sua obra “Nevasca” (Snow Crash). O livro conta a história de uma cidade distópica, em que as pessoas escapam para a realidade virtual e vivem a partir de seus avatares.

Não distante do livro, o Metaverso é isso. Uma realidade totalmente virtual onde as pessoas podem fazer reuniões, exercícios e ir a encontros: tudo isso apenas com seus avatares. Um mundo totalmente editável  para que as pessoas consigam ser — e fazer — tudo o que elas quiserem.


Empresas que aderiram ao Metaverso 

Além da Meta, outras empresas também estão criando suas próprias realidades, como a Nike com a Nikeland, além de jogos como o Fortnite, o Minecraft e o Roblox, que exploram os conceitos do Metaverso e já criaram um mundo totalmente diferente e adaptado para essa tecnologia.


O futuro é digital (e online)

Tudo o que vem sendo desenvolvido pela Meta após a mudança do nome da empresa está relacionado ao metaverso. Aos poucos, eles estão se adaptando e criando novas funções úteis para essa nova realidade que, infelizmente, não está tão próxima de todas as pessoas. 

O metaverso ainda está muito longe de ser uma “realidade” na vida da maioria das pessoas. Os equipamentos para viver nesse universo online necessitam de grandes investimentos, que ainda não cabem no orçamento da maioria das pessoas.

Além dos equipamentos, outro ponto que pode ser uma barreira atualmente é que a grande maioria das pessoas ainda não conta com a infraestrutura necessária para acessar o metaverso, o que faz com que essa transição seja mais lenta e gradativa.

Por isso, é importante investir desde já em uma internet de qualidade para estar equipado e poder acessar em primeira mão as novidades desse novo mercado tecnológico!

Leia também: O que levar em consideração na hora de escolher o plano de internet?