Sejamos sinceros, não existe nada que estresse mais do que uma conexão que demora para carregar suas operações diárias, certo? Isso pode acontecer enquanto você assiste alguma série no streaming ou até mesmo durante uma pesquisa pelo mecanismo de busca realizada no ambiente de trabalho.
Afinal, como podemos evitar que aconteça esse atraso? O indicador do Wi-Fi responsável por isso é a latência da Internet. É justamente sobre ela que discutiremos hoje. Vamos lá? Siga a leitura!
O que é latência na Internet?
A latência na Internet é o que indica a qualidade e velocidade da sua conexão. Quando ela está boa, raramente você terá problemas com o atraso na comunicação de dados, porém em uma situação oposta, ela é o principal motivo pelo carregamento demorado de suas tarefas online.
Ou seja, ela pode estar alta, o que acaba afetando o seu dia a dia, causando falhas em suas aplicações e afetando diretamente na sua produtividade. Outra opção é ela estar baixa, o que significa que seus carregamentos serão rápidos e eficientes.
Qual seria a latência ideal?
Afinal, existe um valor ideal para evitar que a resposta para suas pesquisas não sejam devagar? Sim, tem uma quantia certa para cada atividade que você realizar usando a Internet.
Digamos que seja para o uso comum, então uma latência de até 80 ms está perfeito. No entanto, caso seja para jogos online, é importante ter um número baixo, de preferência abaixo de 30 ms.
Quais aplicações exigem uma baixa latência?
Sabendo que esse fator pode afetar até o desempenho de dados recebidos em dispositivos que funcionam por meio da Internet das Coisas, é importante entender também quais outras operações podem ser afetadas caso a latência esteja alta.
-
Streaming e jogos online
O ping é um termo familiar para vários gamers, visto que eles sempre buscam saber qual a quantia para descobrir como o jogo online irá rodar em seu PC.
Geralmente, opções que dependem muito de gráficos, demandam uma comunicação maior entre o recebimento de dados e muitas vezes a distância entre esse diálogo é longo.
Portanto, tanto para jogar quanto para assistir filmes e séries em plataformas de streaming é importante que o valor da latência da Internet seja baixa.
Leia também sobre como colocar Internet na sua TV smart!
-
Gerenciamento de dados em tempo real
Diversas empresas dependem de softwares, banco de dados e armazenamento em nuvem para otimizar suas tarefas e aumentar a produtividade, principalmente quando o assunto é home office.
Logo, quanto menor o valor do indicador de velocidade do Wi-Fi, melhor para não afetar a performance do seu trabalho.
-
Integração com API
As APIs têm o papel de criar interface de aplicativos, softwares e plataformas de forma simples. Todas as opções dependem de um sistema operacional para funcionar, facilitando a comunicação entre mais de um computador.
Quando o ping está alto, sites de empresas que usam essas alternativas para realizar aplicações podem sofrer, pois eles param de funcionar, sendo necessário reiniciar para voltar a operar normalmente.
-
Chamadas de vídeo
Após a pandemia, várias empresas investiram em reuniões por chamada de vídeo, em específico as que buscam expandir seus negócios para outras cidades ou até mesmo as que adotaram o home office.
Independente da situação, se você quer uma qualidade alta de imagem, o ideal é estar sempre com a latência baixa.
Fatores que afetam a latência da sua conexão
Agora que você já sabe o que é latência da Internet e por que é importante que ela esteja baixa, apresentaremos os fatores principais que podem causar o atraso na comunicação dos dados da rede.
-
Transmissão
Em primeiro lugar temos a transmissão. Em outras palavras, o caminho que os dados percorrem na conexão de fibra óptica ou de rede sem fio. Entretanto, caso seja a primeira opção, o ping quase não é afetado, pois o cabo promove a velocidade do sinal.
Aproveite e veja sobre o que é casa inteligente!
-
Distância do roteador
Outro fator que afeta o valor do ping da sua conexão é a distância que os dados percorrem até chegar ao endpoint da sua rede. Em outras palavras, se o servidor estiver longe dos usuários finais, o atraso pode ser maior.
Além disso, o número de dispositivos conectados ao mesmo roteador também, assim como caches no modem pode interferir na velocidade.
-
Saltos de rede
A latência da Internet também pode aumentar caso os roteadores intermediários tenham um número alto de saltos pelos pacotes de dados, podendo interferir no carregamento e processamento de páginas.
-
Atualizações
Quando falamos de tecnologia, sabemos que as atualizações são extremamente importantes para manter o alto desempenho. Esse fato se aplica também para o ping, visto que o roteador e aplicativos devem estar em dia para que a velocidade continue boa para realizar suas aplicações.
Aprenda como escolher o plano ideal de Internet entre 300, 500 e 800 megas!
Como reduzir a latência da sua rede?
Está com o ping alto e não sabe o que fazer? Nós te ajudamos. Separamos algumas ações que fazem total diferença para melhorar o tempo de resposta da sua conexão.
- Lembre-se de fechar sempre os programas que estão abertos em segundo plano;
- Tenha os dispositivos sempre atualizados, porém, deixe desativado as atualizações automáticas. Escolha agendar em um horário específico para evitar o consumo de banda larga enquanto estiver realizando tarefas;
- Posicione o seu dispositivo perto do seu roteador para conectar a rede;
- Limpe o cache e reinicie o seu roteador com frequência para retomar a velocidade original;
- Escolha um local aberto para colocar o seu roteador, pois dessa forma o sinal do Wi-Fi não sofre interferências.
Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre a latência da Internet. Aproveite e confira também nosso conteúdo sobre a quantidade ideal de megas para home office. Até a próxima!
- por Ired Internet