IRED BLOG

Conteúdo exclusivo, novidades, informações

Como saber se o site está fora do ar? 7 dicas para te ajudar!

Como saber se o site está fora do ar? 7 dicas para te ajudar!

7 dicas para você verificar se o site está fora do ar! 

Nada é mais frustrante do que tentar acessar um site e se deparar com erros de conexão. Mas como saber se o problema é com a página ou com sua própria Internet? 

Sabendo que essa é uma dúvida frequente, separamos 7 dicas para te ajudar a verificar se o sistema está fora do ar ou online, garantindo que você tenha todas as informações necessárias para diagnosticar os problemas do seu acesso. Vamos lá? Siga a leitura! 

1. Entendendo as causas comuns de interrupção

O primeiro passo para saber se o sistema está fora do ar é entender os motivos por trás dessa interrupção. 

Elas podem ser causadas por problemas no servidor, sobrecarga de tráfego, falhas de software, ataques de hackers, ou mesmo manutenção programada.

Por outro lado, a conexão ruim da sua Internet também pode impedir o acesso a sites perfeitamente funcionais. 

2. Utilizando o Down Detector para verificar

O Down Detector é uma ferramenta popular que proporciona relatórios para os usuários sobre o status de vários serviços online. 

Afinal, como ele funciona? Basta acessar a página, procurar pelo site que deseja verificar e ver um gráfico de problemas relatados nas últimas 24 horas. 

Além disso, você pode ler os comentários de outras pessoas em relação ao site em questão, ou seja, é perfeito para identificar se um problema é isolado ou se está afetando mais usuários.

3. Checando com o site "Fora do Ar"

O Fora do Ar é um serviço simples que verifica se um site está acessível globalmente. Ele é bem intuitivo, você só precisa digitar o URL do site na plataforma e ele verificará se o sistema está realmente fora do ar para todos ou se o problema é apenas na sua conexão.

4. Testando sua própria conexão de Internet

Se você suspeita que o problema possa ser com sua conexão, então, realize um teste de velocidade, pois ele irá te ajudar nessa missão. 

Entre as opções de ferramentas disponíveis, tem o SpeedTest, que permite verificar a velocidade e a estabilidade da Internet, sendo fatores fundamentais para que todos os seus acessos e serviços online funcionem.

5. Realizando a verificação avançada com Host-tracker.com

Para uma análise mais detalhada, o site Host-Tracker oferece uma série de ferramentas para verificar a disponibilidade de uma página. 

Além de checar se o sistema está online, você pode configurar notificações para ser alertado caso alguma página saia do ar, um recurso extremamente importante para administradores de sites e profissionais de TI.  

6. Verificando a disponibilidade regional 

Às vezes, o problema do seu acesso pode estar relacionado a disponibilidade regional. Para isso, existem serviços de proxy, como o InCloak, que permitem que você acesse um site a partir de diferentes localidades geográficas. Dessa forma, é possível ver se a página é acessível em diferentes regiões.

7. Usando estratégias para prevenir perdas de acesso

Quer se prevenir? Não se preocupe, isso é possível. Separamos algumas estratégias para você aplicar e não sofrer com sistemas fora do ar

  • Mantenha seu navegador e sistema operacional atualizados para garantir compatibilidade com os sites.
  • Limpe o cache do navegador regularmente para resolver problemas de carregamento de páginas.
  • Considere usar VPNs se enfrentar restrições geográficas ou censura.

Pronto, é mais simples do que parece, não é mesmo? Esperamos que tenhamos te ajudado a saber se o sistema está fora do ar ou não. Aproveite e confira nosso conteúdo sobre como saber se o jogo roda no meu PC. Até a próxima!