IRED BLOG

Conteúdo exclusivo, novidades, informações

O que é segurança digital? Descubra aqui!

O que é segurança digital? Descubra aqui!

Entenda o que é segurança digital e sua importância 

Vazamento de dados e golpes já se tornaram uma realidade no nosso dia a dia. De acordo com a Folha S. Paulo, mais de 2 milhões de informações de usuários foram vazados no ano passado. 

Sabendo disso, se torna cada vez mais necessário entender melhor o que é segurança digital e qual a sua importância tanto para quem tem empresas quanto para as pessoas que acessam a internet para entretenimento. Continue lendo para saber mais! 

O que é segurança digital?

A segurança digital é um conjunto de práticas, tecnologias e processos que tem como objetivo proteger sistemas, redes, programas, dispositivos e dados de ataques, danos ou acessos não autorizados. 

Essa proteção pode envolver uma variedade de estratégias, como o uso de software antivírus, firewalls, criptografia de dados, autenticação de dois fatores e políticas de segurança digital rigorosas. 

A importância da segurança digital

Agora que você já sabe o que é segurança digital, vamos te mostrar o porquê ela é tão importante tanto para o universo corporativo quanto para uso pessoal: 

  • Proteção de dados pessoais: informações sensíveis como CPF, endereço e dados bancários, quando expostos, podem levar a fraudes e roubo de identidade.
  • Segurança empresarial: para empresas, uma violação de segurança pode significar perdas financeiras substanciais, danos à reputação e perda de confiança do cliente.
  • Compliance e regulamentações: muitos setores estão sujeitos a regulamentações estritas sobre como os dados devem ser manipulados e protegidos.

As duas camadas da segurança digital

Existem dois tipos de segurança digital. Quer saber mais? Confira abaixo: 

Segurança de rede

A segurança de rede protege os dados em trânsito, garantindo que as informações transmitidas por meio de redes, tanto internas quanto externas, estejam seguras contra interceptação e adulteração. 

Nesta camada, existem algumas ferramentas que são essenciais, como, por exemplo, firewalls, VPNs e criptografia. 

Segurança de aplicativos

Já a segurança de aplicativos, refere-se à proteção dos próprios softwares e aplicativos. Para que isso seja possível, é realizado testes frequentes e atualizações regulares para mitigar vulnerabilidades que possam ser exploradas por hackers.

Principais ameaças digitais

Afinal, quais são as ameaças às quais preciso prestar atenção para garantir a segurança digital do meu site ou aplicativo?

Malware

O malware nada mais é do que um software mal-intencionado que é criado com o objetivo de infiltrar ou danificar sistemas sem o conhecimento do usuário. Isso pode incluir vírus, worms, spyware e ransomware.

Phishing

Basicamente, phishing são tentativas de obter informações sensíveis, como nomes de usuário, senhas e detalhes de cartões de crédito, por meio de uma comunicação que parece ser de uma fonte confiável. Geralmente, são enviados por e-mail! 

Ataques de força bruta

Tentativas de decifrar senhas e dados criptografados por meio da tentativa e erro sistemático de todas as possíveis combinações de senhas até encontrar a correta.

Aprenda também como usar um gerenciador de senhas! 

DDoS (Distributed Denial of Service)

Essa modalidade diz respeito a ataques que sobrecarregam sistemas, redes ou aplicativos com tráfego de internet, tornando-os inacessíveis aos usuários legítimos.

Como garantir a segurança digital?

Garantir a segurança digital é um processo contínuo que requer vigilância constante e adaptação às novas ameaças que surgem. Aqui estão algumas estratégias essenciais para proteger seus dados e dispositivos:

 

Atualizações regulares

Mantenha todos os seus sistemas, aplicativos e dispositivos atualizados. Atualizações de software frequentemente incluem correções para vulnerabilidades de segurança que poderiam ser exploradas por hackers.

Uso de software antivírus e firewall

Instale antivírus e firewalls confiáveis. Estes são a primeira linha de defesa contra ameaças, bloqueando software malicioso e acessos não autorizados à sua rede.

Autenticação forte

Utilize autenticação de dois fatores sempre que possível. Isso adiciona uma camada extra de segurança digital, garantindo que mesmo que suas senhas sejam comprometidas, os invasores ainda precisarão de um segundo fator para acessar suas contas.

Educação em segurança cibernética 

Treine você mesmo e sua equipe sobre práticas seguras de uso da internet. Conscientização sobre phishing, engenharia social, e outras táticas comuns de ataque podem ajudar a evitar que você se torne uma vítima.

Backups regulares

Faça backups regulares de seus dados importantes e guarde-os em um local seguro. Isso garante que, no caso de um ataque cibernético, como ransomware, você possa recuperar suas informações sem pagar um resgate.

Criptografia de dados

Use criptografia para proteger dados sensíveis armazenados em seus dispositivos e durante a transmissão. Esta prática torna muito mais difícil para os atacantes lerem suas informações, mesmo que consigam acessá-las.

Políticas de segurança

Desenvolva e implemente políticas de segurança organizacional claras. Elas devem ter diretrizes sobre como manipular dados confidenciais, acessar a rede corporativa de forma segura e responder a incidentes de segurança, lembrando de estar em conformidade com a LGPD

Esperamos que você tenha gostado de aprender sobre o que é segurança digital. Aproveite e descubra como saber que o site está fora do ar. Até a próxima!