Os aparelhos celulares mudaram a vida das pessoas, popularizaram-se e agora não são mais considerados artigos de luxo, mas, sim, um item indispensável. Eles estão presentes em todos os momentos, com capacidade de armazenar registros fotográficos, mensagens e documentos importantes.
Diante do seu valor, não está nos planos de ninguém trocar de celular em pouco tempo de uso, por isso, é essencial adotar alguns hábitos no dia a dia para aumentar a vida útil do seu aparelho.
Afim de te ajudar, separamos 5 precauções fáceis que vão estender a durabilidade do seu smartphone. Confira!
1. Use película
A primeira prevenção a ser tomada deve ser com a tela do seu celular, por isso, nada melhor do que investir em uma boa película protetora. O acessório protege a tela do aparelho de riscos e possíveis quebras, além de manter o pleno funcionamento do touch screen.
Com a tecnologia em constante evolução, o mercado disponibiliza diferentes tipos de películas, como a de vidro, gel e plástico. Opte por aquela que melhor se encaixa nas suas necessidades e no seu orçamento.
2. Não esqueça da capa protetora
Outro item que não pode faltar é a capa protetora, visto que mesmo com todos os cuidados sendo tomados, quedas são inevitáveis e podem acontecer a qualquer momento. Esse complemento faz total diferença, podendo evitar danos mais graves ao aparelho.
O acessório também é uma ótima opção para dar uma cara nova ao seu celular e, assim como a película, ele pode ser encontrado em diferentes materiais e preços. Cabe a você escolher o modelo com mais vantagens para o seu telefone e bolso.
3. Evite recargas desnecessárias
A bateria do seu celular é parte fundamental para o bom desempenho do aparelho e precisa ser cuidada com atenção. Infelizmente, é comum que as pessoas carreguem o celular várias vezes ao dia, sem o nível de bateria estar realmente baixo.
De acordo com fabricantes, a recomendação é que a recarga seja feita apenas quando o nível da bateria estiver entre 20% e 10% de sua capacidade, já que também não é aconselhado esperar o nível chegar a zero. Com esse hábito, a vida útil da sua bateria será preservada por mais tempo e você terá uma preocupação a menos.
4. Opte sempre pelo carregador original
Além de carregar o smartphone nos momentos certos, também é fundamental fazer uso do carregador original. Somente dessa forma a segurança do seu aparelho estará realmente garantida, visto que os carregadores originais não apresentam riscos para a performance do celular.
Quando o equipamento é falso, a vida útil do telefone é comprometida, a duração do carregamento leva mais tempo para ser concluída e ainda ocorre o aumento das chances de trazer danos para o aparelho por completo.
5. Não exponha ele a todos os tipos de ambientes
É indiscutível dizer que o celular virou um companheiro inseparável, sendo natural levá-lo para todos os locais. O problema é que, por se tratar de um equipamento sensível, nem todos os ambientes são feitos para ele e algumas condições devem ser evitadas.
Por exemplo, lugares com alta umidade podem trazer, a longo prazo, sérios riscos à saúde do seu aparelho, porque causam a oxidação dos componentes internos e prejudicam o seu funcionamento. Da mesma forma, é necessário evitar espaços sujos, pelo motivo de, ao ficar acumulada, a poeira interfere no bom desempenho do telefone.
E claro…
Evite derrubar o equipamento ou deixá-lo bater contra móveis e outros objetos! Uma ótima maneira para isso é não andar com ele na mão, já que a prática o deixa desprotegido e com mais chances de queda.
Agora, com as nossas dicas, ficou mais fácil cuidar do seu celular e deixá-lo por mais tempo com as mesmas funcionalidades de quando ele é novo. Mas lembre-se, sempre que seu aparelho apresentar um problema, não deixe de acionar a assistência técnica da marca para uma vistoria detalhada.
- por Delta Internet